Valências de infância

Bercário
Creche
Pré-escolar
CATL
Acompanhamento ao estudo

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Através de um acordo com o Centro Regional de Segurança Social, o Centro Social de Guardizela dispõe de uma Creche com a finalidade de prestar apoio à primeira infância. Tendo como ideário e projecto educativo os princípios enunciados na Declaração Universal da Criança, esta valência social, apresenta os seguintes objectivos:

1º – Promover o desenvolvimento integral da criança, no domínio sócio-afectivo, psicomotor, cognitivo e lúdico num clima de segurança afectiva e física;

2º – Colaborar estritamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades no processo evolutivo das crianças, assegurando os cuidados de higiene adequados à sua idade;

3º – Apoiar a família na conciliação da vida profissional com o papel de pais;

4º – Estimular o convívio entre as crianças como forma de integração social.

A Instituição elaborou um conjunto de critérios, considerados ajustados no quadro da sua missão, atribuindo uma ponderação de acordo com a prioridade social associada. São considerados os seguintes critérios:

a) Ausência ou indisponibilidade dos pais para assegurar os cuidados necessários;

b) Crianças em situação de risco;

c) Crianças com Necessidades Educativas Especiais;

d) Crianças de família monoparental ou numerosa;

e) Crianças com irmãos a frequentarem o Centro Social de Guardizela;

f) Crianças da freguesia;

g) Crianças cujos pais trabalham na área da Creche;

h) Famílias de baixos recursos económicos;

i) Idade;

j) Data da formalização da candidatura.

O horário de funcionamento da Creche é das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. As actividades pedagógicas planificadas realizam-se das 9h30 às 16h30, sendo o restante período ocupado com actividades livres.

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Através protocolo com o Centro Regional de Segurança Social, e a Direcção Regional de Educação, o Centro Social de Guardizela dispõe de um Pré-Escolar com a finalidade de prestar apoio à primeira infância. Tendo como ideário e projecto educativo os princípios enunciados na Declaração Universal da Criança, esta valência social, apresenta os seguintes objectivos:

1º - Promover o desenvolvimento integral da criança, no domínio sócio-afectivo, psicomotor, cognitivo e lúdico num clima de segurança afectiva e física;

2º – Colaborar estritamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades no processo evolutivo das crianças, assegurando os cuidados de higiene adequados à sua idade;

3º – Apoiar a família na conciliação da vida profissional com o papel de pais;

4º – Estimular o convívio entre as crianças como forma de integração social.

A Instituição elaborou um conjunto de critérios, considerados ajustados no quadro da sua missão, atribuindo uma ponderação de acordo com a prioridade social associada. São considerados os seguintes critérios:

a) Ausência ou indisponibilidade dos pais para assegurar os cuidados necessários

b) Crianças em situação de risco;

c) Crianças com Necessidades Educativas Especiais;

d) Crianças de família monoparental ou numerosa;

e) Crianças com irmãos a frequentarem o Centro Social de Guardizela;

f) Crianças da freguesia;

g) Crianças cujos pais trabalham na área da Creche;

h) Famílias de baixos recursos económicos;

i) Idade;

j)Data da formalização da candidatura.

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Resposta social, desenvolvida em equipamento ou serviço, que proporciona actividades de lazer a crianças e jovens a partir dos 6 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de actividades específicas e multi-actividades.

Objectivos

- Criar um ambiente propício ao desenvolvimento de cada criança ou jovem, por forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;

- Colaborar na socialização de cada criança ou jovem, através da participação na vida em grupo;

- Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/ estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio;

- Proporcionar actividades integradas num projecto de animação sócio-cultutral, em que as crianças possam escolher e participar voluntariamente, considerando as características dos grupos e tendo como base o maior respeito pela pessoa;

- Melhorar a situação sócio-educativa e a qualidade de vida das crianças;

- Potenciar a interacção e a inclusão social das crianças com deficiência, em risco e em exclusão social e familiar.

Destinatários

- Crianças e jovens a partir dos 6 anos de idade, até aos 12 anos.

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